Pular para o conteúdo principal

O que faz um Planejador Financeiro independente?

Afinal, me explica aí o que você faz?

Essa é uma das perguntas mais frequentes.

Tento ser o mais simples e direto possível na resposta: 

- Ajudo as pessoas a cuidarem do dinheiro delas.

 Certo, e porque precisamos de ajuda?

 Na vida exercemos muitos papéis: somos pais, mães, filhos, amigos, companheiros, chefes, subordinados, clientes e fornecedores... e temos muitas responsabilidades: cuidar da carreira, da saúde, alimentação, atividades do trabalho, pagar as contas, etc, etc...

Estamos tão envolvidos nessas atividades corriqueiras, que naturalmente priorizamos (mesmo sem perceber) as que são mais urgentes, aquilo que tem que ser resolvido logo. 

 


Importante e urgente

Hoje, o relatório que tem que ser entregue amanhã (que você já se perguntou se alguém realmente lê), tomará muito mais seu tempo e atenção que o planejamento da viagem que você deseja fazer daqui há seis meses, não é mesmo? Sabemos que ambos são muito importantes para você, embora o relatório seja mais urgente.

 O que acontece é que quando você se dá conta, o planejamento da viagem que era importante acabou também virando urgente, daí você acaba não conseguindo mais a vaga naquele passeio que queria muito fazer, ou gasta muito mais do que deveria em passagem e hotel, porque não se planejou. Não que você não entenda isso, mas é que as coisas simplesmente aconteceram e o tempo passou e você nem percebeu.

 

Nós e os outros

Já percebeu que a maioria de nós se preocupa muito com os compromissos que temos com os outros e menos com os nossos próprios? O produto tem que chegar ao cliente, o power point tem que ficar pronto, não podemos decepcionar nossos parceiros... mas aquela consulta ao médico, a academia, o curso, a terapia e o “poupar o dinheiro” sempre podem esperar um pouquinho mais. Isso não é saudável (para a saúde, os relacionamentos e o bolso), mas ainda assim fazemos dessa forma.

 Quando finalmente resolvemos cuidar da saúde, vamos ao especialista: médicos, nutricionistas, personal trainer. Para aprender, procuramos o melhor professor ou instrutor. Para resolver problemas legais, procuramos um advogado... E quando você precisa cuidar das suas finanças, quem você procura?

 Precisamos de assistência para cuidar do nosso dinheiro, assim como da nossa saúde, casa, educação, patrimônio e carreira.


Socorro! Com quem falar sobre o meu dinheiro?

Com seu primo, que dá "dicas" do melhor investimento do momento? Com aquele seu colega que ganhou um dinheiro com aquela ação que bombou? Por mais bem-intencionados que eles sejam, eles não são profissionais, suas dicas não têm qualquer embasamento técnico e o amadorismo cedo ou tarde custa caro.

 E aqueles youtubers que tem milhares de seguidores? Inegável o papel deles na difusão da educação financeira pelas redes sociais, porém, a maioria deles só repete conteúdos genéricos que viram em algum outro lugar. Os poucos que têm alguma qualificação e conhecimento de causa infelizmente não te conhecem, não conversam contigo, não sabem da sua vida, então como poderiam te orientar de forma pessoal em relação ao seu dinheiro e suas prioridades?

 Com o gerente do banco? Com o assessor da corretora? Eles permitem que todos tenhamos acesso a linhas de crédito, investimentos, produtos de previdência, dentre outros. Mas, de verdade, o que você acha? Eles trabalham para você ou para as empresas para que pagam seus salários e comissões? Tenho grande respeito por esses profissionais, eles exercem papéis importantes no mercado financeiro, mas seriam os mais indicados a te dar aconselhamento sobre o seu dinheiro?

Fazendo um paralelo com seu carro, a quem você confia o conserto dele? Ao seu mecânico ou ao dono da loja autopeças? Falo daquele mecânico que tem a oficina dele e recebe somente pelo serviço que presta a você, não daquele que trabalha para os autocenters que também tem que vender as peças, e podem acabar te empurrando o que você não precisa.

 O planejador financeiro independente é pago pelo seu cliente, logo, só o cliente é seu chefe. Ele é o profissional que vai te orientar e aconselhar, sem conflito de interesses, sobre como cuidar melhor do seu dinheiro para que você realize seus objetivos e sonhos. É isso.


Neste link aqui eu falo como funciona o atendimento do Planejador Financeiro independente.

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas do Planejamento Financeiro

O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB está dividido em seis etapas, que os profissionais de planejamento financeiro usam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente ao formular estratégias de planejamento financeiro e fazer recomendações. 1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente O planejador financeiro informa o cliente sobre o processo, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional. O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades do cliente. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados. O planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho;e possíveis conflitos de interesse. O esc...

Investimentos: por onde eu vou?

Temos sempre vontade de acertar em nossas decisões, com o dinheiro não é diferente. Estamos expostos a tantas opções, que fazer (ou não fazer) algo parece sempre tão arriscado.  A sensação que temos é que podemos estar perdendo, ou deixando de ganhar, e isso nos deixa inquietos. Você tem dúvidas quando o assunto é decidir sobre o destino do seu dinheiro? - Como eu poderia ganhar mais? - Qual é o melhor investimento? - O que eu deveria fazer agora? Antes de mais nada, calma, você não está sozinho. A maioria de nós faz essas perguntas o tempo todo, desejamos fazer do jeito certo, mas o problema é que não temos bem certeza do que é certo. Então, trago verdades... Dirigindo de olhos fechados Já viu alguém dirigindo de olhos fechados? Isso não dá muito certo, não é mesmo? Com o seu dinheiro é a mesma coisa. A questão é que você, mesmo que não queira, já está ao volante, e fechar os olhos em algum momento vai causar um grave acidente. Pior, é que pessoas queridas podem estar no carro...

Taxa Selic e a Reserva de Emergência

 Parece que em todos os lugares em que conversamos sobre investimentos, em redes sociais ou entre amigos, as pessoas estão em busca da última tendência, da novidade. Achamos legal estar por dentro, estar informado. Quem não gosta? Somos avessos ao sentimento de exclusão. Porém, caro leitor, convido você a uma reflexão. Com as recentes reduções da taxa Selic, tenho recebido várias dúvidas, do tipo:  - Seymour, com a queda da taxa, onde eu invisto? Estou perdendo dinheiro! Daí eu explico que mais importante que obter a melhor rentabilidade é você se preocupar em manter ou aumentar seus aportes em investimento. O resultado será mais efetivo do que você se preocupar tanto com rentabilidade. Os investimentos diretamente atrelados a taxa Selic (Poupança, Tesouro Selic, maioria dos CDBs e fundos de renda fixa) tem o propósito de serem conservadores. Neles você coloca principalmente o dinheiro que guarda para emergência ou para atender objetivos de curto prazo. Isso não é ...