1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente
O planejador financeiro informa o cliente sobre o processo, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional. O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades do cliente. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados. O planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho;e possíveis conflitos de interesse. O escopo do trabalho é estabelecido por escrito em um documento formal assinado por ambas as partes ou formalmente aceito pelo cliente e inclui um processo para encerrar o trabalho.
2. Coletar as informações do cliente
O profissional de planejamento financeiro e o cliente identificam os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o escopo do trabalho antes de fazer e/ou implementar quaisquer recomendações. O planejador então coleta informações e documentos quantitativos e qualitativos suficientes sobre o cliente, relevantes para o escopo do trabalho, antes de fazer e / ou implementar suas orientações.
3. Analisar e avaliar a situação financeira do cliente
O planejador financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para entender a sua situação financeira. Avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.
4. Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro
O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Apresenta as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte, que permite o cliente tomar a melhor decisão.
5. Implementar as recomendações de planejamento financeiro
O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o escopo do trabalho, assim o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.
6. Revisar a situação do cliente
O planejador financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes. Ao realizar uma revisão, o planejador financeiro e o cliente avaliam o progresso da realização dos objetivos versus as recomendações de planejamento financeiro, determinando se as recomendações ainda são apropriadas e confirmando as revisões consideradas mutuamente necessárias.
Fonte: site PLANEJAR (link)