Pular para o conteúdo principal

Etapas do Planejamento Financeiro


O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB está dividido em seis etapas, que os profissionais de planejamento financeiro usam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente ao formular estratégias de planejamento financeiro e fazer recomendações.

1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente

O planejador financeiro informa o cliente sobre o processo, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional. O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades do cliente. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados. O planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho;e possíveis conflitos de interesse. O escopo do trabalho é estabelecido por escrito em um documento formal assinado por ambas as partes ou formalmente aceito pelo cliente e inclui um processo para encerrar o trabalho.

2. Coletar as informações do cliente

O profissional de planejamento financeiro e o cliente identificam os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o escopo do trabalho antes de fazer e/ou implementar quaisquer recomendações. O planejador então coleta informações e documentos quantitativos e qualitativos suficientes sobre o cliente, relevantes para o escopo do trabalho, antes de fazer e / ou implementar suas orientações.

3. Analisar e avaliar a situação financeira do cliente

O planejador financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para entender a sua situação financeira. Avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.

4. Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro

O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Apresenta as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte, que permite o cliente tomar a melhor decisão.

5. Implementar as recomendações de planejamento financeiro

O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o escopo do trabalho, assim o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

6. Revisar a situação do cliente

O planejador financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes. Ao realizar uma revisão, o planejador financeiro e o cliente avaliam o progresso da realização dos objetivos versus as recomendações de planejamento financeiro, determinando se as recomendações ainda são apropriadas e confirmando as revisões consideradas mutuamente necessárias.


Fonte: site PLANEJAR (link)

Postagens mais visitadas deste blog

O que faz um Planejador Financeiro independente?

Afinal, me explica aí o que você faz? Essa é uma das perguntas mais frequentes. Tento ser o mais simples e direto possível na resposta:  - Ajudo as pessoas a cuidarem do dinheiro delas.  Certo, e porque precisamos de ajuda?  Na vida exercemos muitos papéis: somos pais, mães, filhos, amigos, companheiros, chefes, subordinados, clientes e fornecedores... e temos muitas responsabilidades: cuidar da carreira, da saúde, alimentação, atividades do trabalho, pagar as contas, etc, etc... Estamos tão envolvidos nessas atividades corriqueiras, que naturalmente priorizamos (mesmo sem perceber) as que são mais urgentes, aquilo que tem que ser resolvido logo.    Importante e urgente Hoje, o relatório que tem que ser entregue amanhã (que você já se perguntou se alguém realmente lê), tomará muito mais seu tempo e atenção que o planejamento da viagem que você deseja fazer daqui há seis meses, não é mesmo? Sabemos que ambos são muito importantes para você, em...

Como é o atendimento do Planejador Financeiro?

Meu papel A minha atribuição como planejador financeiro é trabalhar para que meu cliente tenha seus interesses financeiros atendidos, da melhor maneira possível, independentemente de produtos ou instituições financeiras, buscando junto com ele as melhores opções para suas necessidades. Dessa forma, também evito que ele seja levado a tomar decisões impensadas ou incompatíveis com seus planos e objetivos. Nesta postagem aqui eu falo sobre o que faz um Planejador Financeiro Independente. Minha única remuneração são os honorários pagos a mim pelo cliente, e só. Não ganho comissão sobre absolutamente nada, nada mesmo! Isso me dá total isenção na hora de fazer o meu trabalho. Eu uso meus conhecimentos em educação e organização financeira, investimentos, previdência, seguros, impostos e planejamento sucessório ao favor de meu cliente. Para fazer isso, tenho que entendê-lo, puxar o fio do novelo, enxergar sua vida através de seus olhos.   Como funciona? Na primeira convers...