Meu papel
A minha atribuição
como planejador financeiro é trabalhar para que meu cliente tenha seus
interesses financeiros atendidos, da melhor maneira possível, independentemente
de produtos ou instituições financeiras, buscando junto com ele as melhores
opções para suas necessidades. Dessa forma, também evito que ele seja levado a
tomar decisões impensadas ou incompatíveis com seus planos e objetivos.
Nesta postagem aqui eu falo sobre o que faz um Planejador Financeiro Independente.
Minha única remuneração são os honorários pagos a mim pelo cliente, e só. Não ganho comissão sobre absolutamente nada, nada mesmo! Isso me dá total isenção na hora de fazer o meu trabalho.
Eu uso meus conhecimentos em educação e organização financeira, investimentos, previdência, seguros, impostos e planejamento sucessório ao favor de meu cliente.
Para fazer isso, tenho que entendê-lo, puxar o fio do novelo, enxergar sua vida através de seus olhos.
Como funciona?
Na primeira conversa que temos não falamos diretamente de dinheiro, falamos sobre a vida, família, trabalho, futuro e objetivos. Falamos ainda dos medos, dificuldades, necessidades e desejos, de alguma forma a conversa evolui naturalmente para os temas financeiros.
Nas demais sessões, nos aprofundamos sobre os tópicos que conduzem ao planejamento financeiro e a realização de seus objetivos. Cada cliente tem necessidades específicas, que geram planos financeiros individualizados.
Algumas pessoas precisam de um enfoque maior na organização, outras precisam trabalhar suas dívidas ou ainda, desejam melhorar a performance de seus investimentos.
Nossas sessões são programadas e direcionadas para o esclarecimento de dúvidas e solução de problemas reais, na prática, elas são online e duram aproximadamente 50 minutos. Em cada sessão saímos com um plano de ação (dever de casa), a ser realizado até a próxima.
Além das sessões, há ainda a possibilidade de acompanhamento entre as mesmas, através de aplicativo. Esse acompanhamento é como se fosse um “plantão tira-dúvidas”.
É um trabalho muito prazeroso e bonito de se ver, para ambas as partes.
E por onde começar?
Se você entendeu que precisa de alguém para falar sobre seu dinheiro encontre seu planejador financeiro de confiança. Da mesma forma que buscamos um médico ou um psicólogo, sugiro conversar com mais de um profissional para ver se vocês "se dão bem", afinal de contas você deve estabelecer uma relação de confiança com ele.
Para a primeira sessão, a maioria dos planejadores têm valor de atendimento mais em conta ou mesmo gratuito. Nessa oportunidade, é importante para você falar de suas expectativas e o planejador explicar a você como trabalha e como poderá ajudá-lo. O escopo de trabalho e valores para as sessões seguintes são negociados durante ou logo após a primeira sessão e variam conforme o trabalho a ser desenvolvido, bem como sua formação e a experiência.
No site da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros - PLANEJAR (link), você tem acesso a uma lista de planejadores financeiros certificados. Alguns são independentes, outros são vinculados a instituições financeiras. Alguns também atendem online. Ressalto que há bons planejadores que não são certificados, e por isso não estão na lista da instituição, nesse caso você pode buscá-los através das redes sociais ou através de indicação de conhecidos.