Pular para o conteúdo principal

Como é o atendimento do Planejador Financeiro?

Meu papel

A minha atribuição como planejador financeiro é trabalhar para que meu cliente tenha seus interesses financeiros atendidos, da melhor maneira possível, independentemente de produtos ou instituições financeiras, buscando junto com ele as melhores opções para suas necessidades. Dessa forma, também evito que ele seja levado a tomar decisões impensadas ou incompatíveis com seus planos e objetivos.

Nesta postagem aqui eu falo sobre o que faz um Planejador Financeiro Independente.

Minha única remuneração são os honorários pagos a mim pelo cliente, e só. Não ganho comissão sobre absolutamente nada, nada mesmo! Isso me dá total isenção na hora de fazer o meu trabalho.

Eu uso meus conhecimentos em educação e organização financeira, investimentos, previdência, seguros, impostos e planejamento sucessório ao favor de meu cliente.

Para fazer isso, tenho que entendê-lo, puxar o fio do novelo, enxergar sua vida através de seus olhos.

 


Como funciona?

Na primeira conversa que temos não falamos diretamente de dinheiro, falamos sobre a vida, família, trabalho, futuro e objetivos. Falamos ainda dos medos, dificuldades, necessidades e desejos, de alguma forma a conversa evolui naturalmente para os temas financeiros.

Nas demais sessões, nos aprofundamos sobre os tópicos que conduzem ao planejamento financeiro e a realização de seus objetivos. Cada cliente tem necessidades específicas, que geram planos financeiros individualizados.

Algumas pessoas precisam de um enfoque maior na organização, outras precisam trabalhar suas dívidas ou ainda, desejam melhorar a performance de seus investimentos.

Nossas sessões são programadas e direcionadas para o esclarecimento de dúvidas e solução de problemas reais, na prática, elas são online e duram aproximadamente 50 minutos. Em cada sessão saímos com um plano de ação (dever de casa), a ser realizado até a próxima.

Além das sessões, há ainda a possibilidade de acompanhamento entre as mesmas, através de aplicativo. Esse acompanhamento é como se fosse um “plantão tira-dúvidas”.

 É um trabalho muito prazeroso e bonito de se ver, para ambas as partes.

 


E por onde começar?

Se você entendeu que precisa de alguém para falar sobre seu dinheiro encontre seu planejador financeiro de confiança. Da mesma forma que buscamos um médico ou um psicólogo, sugiro conversar com mais de um profissional para ver se vocês "se dão bem", afinal de contas você deve estabelecer uma relação de confiança com ele.

Para a primeira sessão, a maioria dos planejadores têm valor de atendimento mais em conta ou mesmo gratuito. Nessa oportunidade, é importante para você falar de suas expectativas e o planejador explicar a você como trabalha e como poderá ajudá-lo. O escopo de trabalho e valores para as sessões seguintes são negociados durante ou logo após a primeira sessão e variam conforme o trabalho a ser desenvolvido, bem como sua formação e a experiência.

No site da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros - PLANEJAR (link), você tem acesso a uma lista de planejadores financeiros certificados. Alguns são independentes, outros são vinculados a instituições financeiras. Alguns também atendem online. Ressalto que há bons planejadores que não são certificados, e por isso não estão na lista da instituição, nesse caso você pode buscá-los através das redes sociais ou através de indicação de conhecidos.

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas do Planejamento Financeiro

O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB está dividido em seis etapas, que os profissionais de planejamento financeiro usam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente ao formular estratégias de planejamento financeiro e fazer recomendações. 1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente O planejador financeiro informa o cliente sobre o processo, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional. O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades do cliente. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados. O planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho;e possíveis conflitos de interesse. O esc...

Investimentos: por onde eu vou?

Temos sempre vontade de acertar em nossas decisões, com o dinheiro não é diferente. Estamos expostos a tantas opções, que fazer (ou não fazer) algo parece sempre tão arriscado.  A sensação que temos é que podemos estar perdendo, ou deixando de ganhar, e isso nos deixa inquietos. Você tem dúvidas quando o assunto é decidir sobre o destino do seu dinheiro? - Como eu poderia ganhar mais? - Qual é o melhor investimento? - O que eu deveria fazer agora? Antes de mais nada, calma, você não está sozinho. A maioria de nós faz essas perguntas o tempo todo, desejamos fazer do jeito certo, mas o problema é que não temos bem certeza do que é certo. Então, trago verdades... Dirigindo de olhos fechados Já viu alguém dirigindo de olhos fechados? Isso não dá muito certo, não é mesmo? Com o seu dinheiro é a mesma coisa. A questão é que você, mesmo que não queira, já está ao volante, e fechar os olhos em algum momento vai causar um grave acidente. Pior, é que pessoas queridas podem estar no carro...

Taxa Selic e a Reserva de Emergência

 Parece que em todos os lugares em que conversamos sobre investimentos, em redes sociais ou entre amigos, as pessoas estão em busca da última tendência, da novidade. Achamos legal estar por dentro, estar informado. Quem não gosta? Somos avessos ao sentimento de exclusão. Porém, caro leitor, convido você a uma reflexão. Com as recentes reduções da taxa Selic, tenho recebido várias dúvidas, do tipo:  - Seymour, com a queda da taxa, onde eu invisto? Estou perdendo dinheiro! Daí eu explico que mais importante que obter a melhor rentabilidade é você se preocupar em manter ou aumentar seus aportes em investimento. O resultado será mais efetivo do que você se preocupar tanto com rentabilidade. Os investimentos diretamente atrelados a taxa Selic (Poupança, Tesouro Selic, maioria dos CDBs e fundos de renda fixa) tem o propósito de serem conservadores. Neles você coloca principalmente o dinheiro que guarda para emergência ou para atender objetivos de curto prazo. Isso não é ...